Hail to the Thief (Turma de Adultos de Teatro)
Hail to the Thief (Turma de Adultos de Teatro)
A partir de Hamlet, de William Shakespeare
————
10 de julho - 21h30 | 11 de julho - 21h30 | 12 de julho - 17h
————
Oficinas Loucomotiva
Bilhetes -> https://www.teatrotaveiro.com
-----------
Para Harold Bloom, professor e crítico literário norte-americano, o príncipe Hamlet foi o primeiro homem moderno. De uma forma prática, isto significa que é a primeira personagem a viver o Príncipe, de Nicolau Maquiavel, a crença no poder do eu, da ação e da liberdade. A glória e a tragédia, no nosso tempo, são exclusivamente a nossa crença profunda no eu. O primeiro homem moderno, ou seja, o antropocentrismo moderno, a grande obra de arte é o ser humano, que no caso de Hamlet, é agente da sua própria história quando cria uma peça dentro de uma peça – a consciência da realidade usando uma linguagem técnica: o mundo de Hamlet passa a ser mais real porque o mundo da peça é mais irreal. Especula-se que Hamlet é uma personagem que fugiu ao controlo do seu autor, e, mergulhando a fundo no texto, sentimos isto mesmo, uma espécie de matança do pai, o fim da busca da redenção pelo amor, o fim do romantismo. E o que está na génese desta emancipação, é a consciência brutal de que enquanto todos os outros escolhem NÃO SER, HAMLET escolhe SER e esta escolha acarreta uma iluminação: Hamlet destapa a solidão estrutural da consciência moderna, “(...) estou inevitavelmente isolado na minha consciência”.
Assim, nos últimos três meses, mergulhámos neste texto e procurámos, escavámos até que ponto é que as motivações de Hamlet, reverberam em nós, quando é que escolhemos SER e quantas vezes é que NÃO SOMOS?
A turma de adultos, num processo criativo absolutamente irrepreensível, empresta o corpo e o pensamento a um exercício alucinante que procura perceber como é que os textos do passado nos convocam para a consciência do presente.
“Todo o universo está contido na minha consciência porque é a única coisa que eu tenho”.
----------------
FICHA TÉCNICA 1
Uma criação e direção do Alexandre Oliveira, montagem e afinação de luz do Telmo Machado, grafismo do Tiago Cerveira, produção executiva do Luiz Serrano, interpretada pela turma de teatro para adultos.
-----------------
FICHA TÉCNICA 2
AUTORIA: Alexandre Oliveira, a partir de “HAMLET”, de William Shakespeare
DIREÇÃO, SONOPLASTIA, OPERAÇÃO E ESPAÇO CÉNICO: Alexandre Oliveira
ADEREÇOS E FIGURINOS: Construção Coletiva
TELAS E ARTE PLÁSTICA: Gabriella Oliveira
ILUMINAÇÃO E MONTAGEM: Telmo Machado
IMAGEM GRÁFICA: Tiago Cerveira
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Luiz Serrano
------------------
INFO | RESERVAS
913 906 597 | 916 548 844
geral@teatrotaveiro.com